Gincana

DISPOSIÇÕES GERAIS


O projeto da I Gincana Educonsfut será desenvolvido com os alunos do 5º ano ao 9º ano, durante todo o ano letivo de 2016. Os conhecimentos serão abordados de maneira diversificada, com atividades interdisciplinares e especificas que de forma lúdica trabalhara conteúdos, valores morais e éticos. A I Gincana propiciará um momento de interação entre todas as disciplinas envolvendo atividades intelectuais, esportivas e de natureza filantrópica.

A proposta de trabalho baseia-se na construção de atividades nas quais os alunos participam em equipes formadas pelas respectivas turmas com a orientação de um tutor (professor) para que possam suprir as mais variadas necessidades do conhecimento do aluno, fazendo com que eles busquem participar com empenho e prazer das atividades propostas.

Com o tema central “Diversidade Unida” a gincana visa promover a interação e o respeito mútuo as diversidades existentes dentro do ambiente escolar, sejam elas físicas e/ou sociais. Para simbolizar esta união da diversidade usaremos como padrão de cores as utilizadas na bandeira olímpica que carregam o mesmo principio de união e será tema bastante difundindo em virtude da edição dos jogos no Rio de Janeiro.  


 


A bandeira possui fundo branco e os anéis representam os cinco continentes habitados no mundo. As seis cores, contando com o branco, aparecem em todas as bandeiras dos países em 1896 (Primeira Olimpíada da Era Moderna realizada em Atenas). A bandeira olímpica foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1913.


Além da simbologia das cores cada equipe devera nomear-se utilizando os grandes pensadores da historia que contribuíram pra sociedade contemporânea, elaborar grito de guerra utilizado em eventos de culminância da I Ginacana Educosnfut.

Cada equipe escolherá quatro representantes, que constituirão a comissão interna da turma juntamente com o seu tutor, estes terão acesso a Comissão Organizadora, formada pelos professores Elves Leal, Carla Maria, Mary Martins e Rafaela Cruz, que será incumbida de receber, analisar e julgar os recursos oriundos das turmas, frutos de dúvidas, interpretações ou insatisfações de modo geral.

TABELA DE TUTORES
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
Milene
Edmilson
Carol
Fernanda
Flávio

PROVAS E AVALIAÇÕES

As atividades serão desenvolvidas em cinco categorias:
·         Provas de Rotina – (560 pontos)
·         Provas de Culminância – (250 pontos)
·         Provas de Conhecimento – (500 pontos)
·         Provas Socioculturais e Ambientais – (190 pontos)
·         Provas Extras – (200 Pontos)

PROVAS DE ROTINA

São as atividades desenvolvidas no dia-a-dia da sala de que serão disputadas pelas turmas através das rotinas da aula, serão competições entre as turmas que pontuará durante cada unidade as categorias:

·         Turma “Dá Hora”
Durante cada unidade a turma que tiver o menor número de atrasos registrados recebera o titulo e junto com ele 20 pontos.

·         Turma “Nota 10”
As turmas com as melhores notas em cada unidade dentro das disciplinas descritas a baixo irão pontuar como os melhores da vez e receberão a pontuação especifica. (60 pontos)

Ø  Português – 10 pontos
Ø  Matemática – 10 pontos
Ø  Ciências – 10 pontos
Ø  Geografia – 10 pontos
Ø  História – 10 pontos
Ø  Inglês – 10 pontos

A turma será eleita utilizando para comparação a média aritmética de cada turma nas disciplinas.


·         Turma “Cara Limpa”
As funcionárias da equipe de limpeza após cada dia de aula avaliarão o ambiente da sala, atribuindo a ela estrelas a equipe com mais estrelas no final da unidade ganha o titulo e junto com ele 20 Pontos.

1 Estrela
Sala suja e bagunçada
2 Estrelas
Sala suja
3 Estrelas
Sala Bagunçada
4 Estrelas
Sala Limpa e Arrumada

·         Turma “Ficha Limpa”
A turma que possuir o maior número de alunos com a ficha do verdinho limpa recebe o titulo e junto com ele 20 Pontos.

·         Turma “De Respeito”
Os professores e funcionários, baseado na convivência diária dentro da classe, bem como reclamações registradas na direção e obediência as normas da escola recebem o titulo e junto com ele 20 Pontos.

PROVAS DE CULMINÂNCIA

Todos os eventos da escola serão pontuados durante a gincana, as apresentações comemorativas, projetos e demais eventos promovidos pela escola.

·         Aniversário da Escola - 50 Pontos
Durante a preparação e apresentações os professores responsáveis darão nota de 0 a 10 para as equipes, analisando a organização, compromisso e assiduidade da mesma. Estas notas serão multiplicadas por 5 e serão somadas a pontuação total de cada equipe.

·         Amostra de Arte e Literatura
Durante a preparação e apresentações os professores responsáveis darão nota de 0 a 10 para as equipes, analisando a organização, compromisso e assiduidade da mesma. Estas notas serão multiplicadas por 5 e serão somadas a pontuação total de cada equipe.

·         Festa Junina - 50 Pontos
Durante a preparação e apresentações os professores responsáveis darão nota de 0 a 10 para as equipes, analisando a organização, compromisso e assiduidade da mesma. Estas notas serão multiplicadas por 5 e serão somadas a pontuação total de cada equipe.

·         Feira de Ciências - 50 Pontos
Durante a preparação e apresentações os professores responsáveis darão nota de 0 a 10 para as equipes, analisando a organização, compromisso e assiduidade da mesma. Estas notas serão multiplicadas por 5 e serão somadas a pontuação total de cada equipe.

·         Show de Talentos - 50 Pontos
As turmas receberão 10 pontos para cada apresentação inscrita no show, não podendo ultrapassar a máxima de pontos da atividade.


PROVAS DE CONHECIMENTO

Durante o ano letivo projetos interdisciplinares e específicos serão realizados pelos professores para testar os conhecimentos dos alunos e acompanhar sua aprendizagem.

·         Olimpíadas da Linguagem - 100 Pontos
Todas as Turmas elegeram três participantes para realizar prova escrita na área de linguagens – Português e Inglês -, e as três maiores notas serão recompensadas com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Ø  Ouro – 60 Pontos
Ø  Prata – 30 pontos
Ø  Bronze – 10 Pontos
Cada aluno poderá participar de no máximo duas áreas.

·         Olimpíadas de Ciências - 100 Pontos
Todas as Turmas elegeram três participantes para realizar prova escrita na área de exatas – Matemática e Ciências -, e as três maiores notas serão recompensadas com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Ø  Ouro – 60 Pontos
Ø  Prata – 30 pontos
Ø  Bronze – 10 Pontos
Cada aluno poderá participar de no máximo duas áreas.

·         Olimpíadas de Humanas - 100 Pontos
Todas as Turmas elegeram três participantes para realizar prova escrita na área de Humanas - História e geografia -, e as três maiores notas serão recompensadas com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Ø  Ouro – 60 Pontos
Ø  Prata – 30 pontos
Ø  Bronze – 10 Pontos
Cada aluno poderá participar de no máximo duas áreas.

·         Olimpíadas Sociais - 100 Pontos
Todas as Turmas elegeram três participantes para realizar ações ligadas a áreas de Filosofia, Religião, Sociologia e Artes, e as três melhores ações/projetos receberão medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Ø  Ouro – 60 Pontos
Ø  Prata – 30 pontos
Ø  Bronze – 10 Pontos
Cada aluno poderá participar de no máximo duas áreas.

·         Olimpíadas Escolares  - 100 Pontos
Todas as Turmas elegeram participantes para participar de disputas esportivas, e a equipe com maior número de medalhas de Ouro, Prata e Bronze receberão respectivamente essa pontuação.
Ø  Ouro – 60 Pontos
Ø  Prata – 30 pontos
Ø  Bronze – 10 Pontos
Cada aluno poderá participar de no máximo duas áreas.


PROVAS SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS

Durante o ano letivo serão propostas atividades interdisciplinares para exercitar a consciência sociocultural e ambiental dos alunos.
                              
·         Palestra História de Vida - 50 Pontos
As equipes deverão organizar e apresentar uma micro palestra sobre superação e/ou lições de vida para serem apresentadas via sistema de som para todas as turmas.

Ø  Duração: 5 a 15 minutos
Ø  Data: Definida pela direção com antecedência de 5 dias letivos

As palestras serão avaliadas por um júri que será composto por três membros escolhidos pela comissão organizadora da I Gincana Educonsfut e não saberão qual palestrante pertence a cada equipe. Serão atribuídas notas de 0 a 10 pela atividade que serão multiplicadas por 5 e somadas a pontuação total das respectivas equipes.


·         Palestra Ação Ambiental - 50 Pontos
As equipes deverão organizar e apresentar uma micro palestra sobre ações que podem salvar o planeta, para serem apresentadas via sistema de som para todas as turmas.

Ø  Duração: 5 a 15 minutos
Ø  Data: Definida pela direção com antecedência de 5 dias letivos

As palestras serão avaliadas por um júri que será composto por três membros escolhidos pela comissão organizadora da I Gincana Educonsfut e não saberão qual palestrante pertence a cada equipe. Serão atribuídas notas de 0 a 10 pela atividade que serão multiplicadas por 5 e somadas a pontuação total das respectivas equipes.


·         Conectados com a sociedade – (90 Pontos)
Durante o ano haverá disputas virtuais entre as equipes através das seguintes atividades.

Ø  Prova de Vídeo – 30 pontos
Ø  Prova de Fotografia – 30 pontos
Ø  Prova de Propaganda – 30 pontos

Os temas e critérios de avaliação das provas serão divulgados no momento de sua solicitação.



PROVAS EXTRAS

Durante o ano letivo serão propostas atividades extras apresentadas às equipes juntamente com suas respectivas regras que não podem ultrapassar 200 pontos.





PREMIAÇÃO

No fim do ano letivo as equipes que ocuparem as três primeiras colocações serão premiadas.