Sistema de Avaliação

Avaliação Somativa



O que é?
É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias sequências de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais são seus objetivos?
A avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Quais são as suas características?
Sua principal característica é a capacidade de além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois acontece no final de um processo educacional.
Como funciona?
São realizadas atividades durante toda a unidade com o proposito de acompanhar a aprendizagem, são 20,0 pontos distribuídos em três etapas principais:
·         Atividades Diversificadas (5,0) – Cada professor decide quais atividades de acordo a sua metodologia.
·         Avaliação bimestral (10,0) – Avaliação escrita
·         Atividades de Reorientação (5,0) – Cada professor decide quais atividades de acordo a sua metodologia.
O aluno que somar 12,0 entre os 20,0 pontos da unidade estará dentro do esperado no processo de ensino aprendizagem.
Para que servem os seus resultados?
A avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.